Marlene Marchiori

Universidade Estadual de Londrina

Comunicação é um assunto que chama a atenção do empresariado e é vista como matéria-prima das organizações. Mas é preciso entender comunicação na sua profundidade, é necessário examinar os caminhos pelos quais a organização produz a comunicação ou a comunicação produz a organização.

A proliferação da informação e os avanços na tecnologia estão transformando a sociedade e os ambientes de trabalho. Uma multiplicidade de fatores está mudando a visão da sociedade, onde se tem ambientes que convivem com o velho e o novo ao mesmo tempo, e todas assas diferenças transformam pensamentos e comportamentos. Assim, é necessário que as empresas estejam preparadas para enfrentar novos desafios, agindo de forma estratégica para que a comunicação seja efetiva.

Não se pode mais desenvolver uma ação sem pensar nas consequências, pois tudo é muito rápido. É necessário que administradores entendam as atitudes e valores de cada um de seus públicos para que, desta forma, possam atingir os objetivos institucionais.

É na proposta diferencial de Comunicação de Relacionamentos que uma organização pode intensificar suas ações. Há necessidade da construção de relacionamentos que sejam efetivos, o que exige o comprometimento tanto dos públicos quanto da organização.

As empresas não são simples recipientes nos quais as atividades de comunicação ocorrem sendo necessário entendimento, administração de todos os processos, fluxos e redes formais e informais tanto interna quanto externamente. É preciso assumir que a comunicação seja gerenciada, profissionalizada nas empresas. É necessário agir estrategicamente entendendo como uma organização utiliza a informação para construir significados, criar conhecimentos e tomar decisões. Afinal, comunicação é o sistema central da organização.

O sucesso de uma empresa começa primeiro em sua instância interna, por meio das habilidades de comunicação de que ela disponha. Não somente o apoio mas o envolvimento efetivo tanto da alta administração como de todos os seus funcionários – em diferentes níveis, em diferentes mundos e conexões – é que se poderá construir as operações de uma organização. Apesar da alta tecnologia, o mundo continua a exigir a atenção dos administradores em relação às pessoas.

A construção de estratégias cria oportunidades, visualizadas pelos membros de uma organização mas não garante sua participação. Somente a busca de sua identidade e da satisfação possibilita a existência e o desenvolvimento de comprometimento e lealdade do grupo para com a empresa, formando o espírito de equipe. Nas novas realidades empresariais, é preciso evidenciar a organização e conhecer seu processo interno, valorizando e comprometendo os indivíduos com a empresa para, então, passar a exteriorizá-la perante os diferentes grupos com os quais atua.

A credibilidade externa pode ser obtida mais facilmente somente se existir nos funcionários uma vontade de representar a empresa para a qual trabalham. Criar vínculos entre funcionários de uma empresa só é possível, a partir do momento em que eles se comprometem, informados e integrados em um determinado contexto, o que exige uma contínua troca de informações e alteração de comportamento da empresa e dos próprios funcionários. O segredo é passar a gerenciar relacionamentos por meio da comunicação. Por meio dela, vamos estar orientando atitudes e estratégias para que uma organização possa desempenhar suas ações.

Muitas instituições sabem que dependem dos diferentes públicos, mas acabam encontrando dificuldades em como tornar esta comunicação produtiva. É preciso conhecimento da realidade, levantamento das expectativas dos públicos e análise profunda da organização para a criação de estratégias que possam atingir as expectativas, proporcionando resultados. Neste contexto, é fundamental que a organização valorize a comunicação como um elemento primordial na construção das relações e fortalecimento da identidade organizacional.

É preciso pensar a comunicação organizacional de forma estratégica, gerenciando relacionamentos com os diferentes públicos, criando a identidade da empresa. Não é mais possível visualizar uma empresa apenas como canal de informação – condutora de mensagens sem ter conhecimento se estas são efetivamente entendidas para que a comunicação ocorra e produza os resultados esperados, ou seja, para que se tenha comportamentos significativos. É assim que se trabalha a comunicação organizacional com performance, produzindo a interação social.

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