Palestras

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Palestras que impulsionam os participantes a compreenderem o valor da comunicação, facilitando o desenvolvimento de relacionamentos e de negócios empresariais.

Comunicação no Agronegócio

Comunicação é o insumo para que estratégias possam ser criadas, praticadas e avaliadas, criando e estimulando geração de conhecimento. Trabalhar a comunicação no Agro significa criar redes de diálogo, formando opiniões, construindo relacionamentos com diversos segmentos de públicos. Falamos na importância econômica do agronegócio, mas precisamos ampliar o seu entendimento para o que ele representa hoje para o bem-estar e qualidade de vida da própria sociedade. A condução de processos comunicacionais que apenas difundem, ou mantem seus públicos informados, deixou de ser prioridade. Ouvir significa uma mudança de comportamento da organização, pois ela se coloca como receptora no processo e não mais somente emissora.

Cultura e identidade nas organizações

Quem sou enquanto empresa? Qual a nossa forma de ser? Expressar nossos valores, identificando nossa causa, nos torna melhores naquilo que efetivamente somos. Quem somos, sustenta nossa cultura e identidade. Responder a essas questões nos direciona e nos move.

Por que as empresas se relacionam?

Empresas compreendem que construir relacionamentos depende fundamentalmente da atitude de cada sujeito e do desenvolvimento de uma comunicação planejada e contínua. Quanto mais ouvir, melhor será a amplitude de relacionamento com seus públicos de interesse.

Como inovar na comunicação?

Fundamental refletir sobre o que se diz. E para tal, torna-se premente ouvir. O que significa ouvir? Perceber seu público, compreender o que ele pensa. E a partir daí, refletir sobre esse novo conhecimento, estudando as novas estratégias comunicacionais. A prática de ser ouvido e também de ouvir, é um exercício diário que vem sendo praticado tanto interna quanto externamente nas empresas. Mudança de direção, transformando a comunicação em processos interacionais e não meramente informacionais.

Relacionamentos eficazes para empresas

A prática de relacionamentos pode levar empresas a enormes resultados. Quanto mais próximos de diferentes stakeholders, maior amplitude de informação, possibilidade de análise das estratégias a partir daquilo que os públicos pensam. Ruídos podem e devem ser evitados por meio da comunicação. Seja presente para que a troca de olhares evite crises.

Comunicar para liderar

A comunicação é a alma dos relacionamentos. Facilite a comunicação entre as equipes para a gestão dos negócios empresariais. As pessoas se conectam quando compreendem o que fazem, e sabem a razão para tal atividade e conseguem visualizar o todo. As pessoas buscam reconhecimento dos seus líderes, aproxime-se de suas equipes e veja o que acontece. Conversar com seus funcionários, para que? Relacionar-se em todos os níveis hierárquicos estimula o respeito, o engajamento, o comprometimento das equipes. Linguagem verbal (uso da fala ou da escrita) e não verbal (tom de voz e linguagem corporal) integram o comportamento comunicacional.

Comunicação com funcionários

Na comunicação interna o exemplo está no líder transformacional. Aquele que inspira, que é exemplar, que está próximo e que se relaciona com suas equipes. Uma empresa é essencialmente pessoas e a comunicação entre elas é ativo estratégico. Quando as equipes são conectadas, basta um olhar para o agir. O comportamento verbal e o não verbal estão em sintonia. Atingir essa propriedade de relacionamento exige uma disposição do líder em se relacionar com suas equipes, o que significa estar próximo e perceber cada pessoa como única. Torna-se fundamental estimular uma cultura de confiança, mantida na atitude do líder com suas equipes. É fundamental construir relacionamentos de forma continua, para que a credibilidade e legitimidade daquele grupo seja vivenciada e permeie a cultura organizacional.

Comunicação Institucional

Fundamental no mundo contemporâneo institucionalizar a empresa na sociedade. Isso significa ampliar os relacionamentos e aproximar os diversos segmentos de públicos de sua empresa. Por que cuidar da imagem e da reputação de sua empresa? Descubra a necessidade de promover proximidade e construir sua marca. Afinal, marca é fruto de relacionamentos.

Cultura Empresarial, o que significa?

Ao nos comunicarmos compartilharmos ideias, sentimentos, emoções por meio das mensagens verbais ou não-verbais que ocorrem, e ao fazê-lo, influenciamos o comportamento das pessoas, as quais reagem a partir de suas crenças, valores, cultura e história e vida. Assim, criamos e co-criamos a cultura empresarial, sendo um processo que se pauta e se fundamenta a partir do comportamento das pessoas.

Cultura colaborativa: qual a essência?

Concentre-se no processo comunicacional e veja a diferença. Comunicação colaborativa é diferente de comunicação consensual? Desprenda-se de suas ideias e cresça nos diálogos empresariais, criando algo nunca antes pensado pela equipe. Culturas colaborativas flexibilizam e dinamizam o viver empresarial, trazendo inovação. Circule, converse, movimente-se, instigue a comunicação no dia-a-dia. Desenvolva equipes e capacite-os para o exercício comunicacional que transforma as empresas. Inove, projete, confie!

Revolucionando empresas: habilidades comunicacionais como estratégia

Clareza, conteúdo e eficácia na comunicação são essenciais em todos os processos empresariais. Conecte equipes, transforme ambientes. Tenha a estratégia comunicacional como premissa de todo comportamento empresarial. Compreender a comunicação e suas dimensões verbal e não-verbal. Para o antropólogo Birdwhistell as palavras correspondem por menos de 35% das mensagens transmitidas em um processo comunicacional, sendo que 65% da comunicação é realizada de maneira não-verbal. Torna-se fundamental compreender a linguagem corporal, pois desde 1950, Albert Mehrabian, compreende que na comunicação interpessoal 55% conecta-se com o não-verbal (gestos, expressões faciais, posturas, por exemplo), 38% está no vocal (tom de voz, ritmo, volume, entonação, velocidade), e apenas 7% no verbal, ou seja, nas palavras. Observar o comportamento de cada sujeito pode revolucionar a comunicação empresarial.

Comunicação revolucionando empresas

Para que comunicação nas empresas? Quem precisa de comunicação? Por que se comunicar? A comunicação contribui para que? É a comunicação inerente ao ser humano? Afinal, porque temos que refletir sobre comunicação nos ambientes empresariais?

A comunicação como valor estratégico nas empresas

Comunicação é vital para as empresas. Dar feedback é essencial. Pessoas precisam dialogar, estarem próximas. É da natureza do ser humano, relacionar-se. Comunicação face a face é um valor estratégico e um diferencial para construir relacionamentos duradouros.

As empresas e a comunicação

Saber administrar o tempo, é essencial para as empresas? Encontros produtivos colaboram nos processos de tomada de decisão. Aprenda a comunicar com excelência, pois a comunicação truncada, ou seja, nebulosa, leva ao retrabalho. Identifique quais os canais de comunicação para evolução de sua empresa. Conheça e fortaleça primeiramente a comunicação com funcionários e a partir dela, construa novos relacionamentos que traduzem a essência de sua empresa.