Marlene Marchiori motivou o diálogo entre os participantes. Foto: Juliana Simões
Os integrantes do 5º Congresso Internacional Marista de Educação participaram da mesa-redonda “Relações e Representações Institucionais: novos olhares e a importância para as organizações e para a sociedade”, realizada na manhã desta quinta-feira, 13/10. Coordenada por Lidiane Amorim, gerente de Comunicação Corporativa da Província Marista Brasil Sul-Amazônia (PMBSA), o espaço proporcionou o diálogo sobre a importância do relacionamento nas organizações e no contexto da Representação Institucional (RI). Além das lideranças das províncias do Brasil Marista, o evento reuniu gestores de organizações parceiras e instituições convidadas. A motivação inicial foi feita pela consultora e pesquisadora das áreas de gestão e comunicação, professora Marlene Marchiori.

A cultura organizacional e a abertura para o outro como forma de aprendizagem e desenvolvimento, assim como a convocação para o relacionamento em rede foram as ênfases das reflexões apresentadas por Marchiori. A pesquisadora relembrou que o que somos (cultura e identidade) devem ser totalmente alinhados com a forma como somos vistos (reputação e imagem). “Os resultados dos relacionamentos baseados nos propósitos, no valor interno e na abertura institucional são sempre a longo prazo, mas fundamentais, uma vez que ninguém faz nada sozinho”, afirmou.

Ela também alertou que hoje as organizações estão mais preocupadas em celebrar do que construir processos. No entanto, é tempo de olhar para dentro e para o todo a fim de dar valor à atividade que o profissional desempenha. A reflexão de Marchiori foi complementada pela contribuição da coordenadora da área de Relações Institucionais da União Marista do Brasil/UMBRASIL, Leila Paiva, que afirmou que hoje vivemos um tempo em que, por vezes, o espetáculo individual compromete a construção coletiva.

As atividades da manhã foram complementadas com apresentações dos representantes das instituições parceiras. Eles abordaram a estruturação das respectivas áreas e relataram os ganhos e desafios quanto a temas como compliance, incidência governamental e relacionamento com interlocutores, sendo estes elementos fundamentais ao alinhamento da atuação e fortalecimento institucional. Participaram da atividade Iara Rolnik, gerente de conhecimento do Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE); Bernhard Smid, representante da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG) e Evandro Ribeiro, secretário executivo da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC).

A iniciativa representou a continuidade da articulação desenvolvida, nos últimos anos, por essas organizações e pelo Brasil Marista em importantes debates sobre temas como a promoção de educação de qualidade, participação nos espaços democráticos, filantropia e defesa de direitos de crianças, adolescentes e jovens.