BATISTELLA, M. L. M. E. O.; MARCHIORI, M. O processo comunicacional e as práticas sustentáveis nas organizações. Revista Organicom, v. 10, n. 18, p. 110-122, jan./jun. 2013.

Resumo
O artigo tem como objetivo compreender a comunicação que constrói o significado sobre sustentabilidade
para os indivíduos da organização Alfa, indústria da área de alimentos. O estudo
teórico-empírico foi realizado na linha interpretativista. A partir da análise dos dados foi possí-
vel observar os processos comunicacionais que permeiam as práticas sustentáveis, por meio
das vias informacional e relacional, manifestando e dando forma à organização por meio da
informação e das oportunidades de interação, impelindo o sujeito a agir.
PALAVRAS-CHAVE: SUSTENTABILIDADE • PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS • PROCESSO
COMUNICACIONAL • COMUNICAÇÃO INFORMACIONAL • COMUNICAÇÃO RELACIONAL

Abstract
This article aims at understanding the communication that builds on the meaning of sustainability
for individuals of the Alpha organization, an industry of the foods segment. The study was
conducted using the theoretical and empirical interpretive line. From the data analysis it was
possible to observe the communication processes that permeate the sustainable practices
through informational and relational means, manifesting and shaping the organization through
information and interaction opportunities, thereby prompting the individual to act.
KEYWORDS: SUSTAINABILITY • SUSTAINABLE PRACTICES • COMMUNICATION PROCESS •
INFORMATIONAL COMMUNICATION • RELATIONAL COMMUNICATION