Workshops

mentoria

A comunicação é solução estratégica e prática para a construção de marcas fortes e empresas cada vez mais consolidadas.

Desenvolva Oficinas na sua empresa e amplie a capacidade de comunicação e as perspectivas do seu negócio!

Programas diferenciados são criados e propostos. As propostas apresentam ideias possíveis para desenvolvimento de Workshops para sua empresa.

 Workshops com conteúdos direcionados para crescimento dos gestores em comunicação e relacionamento. Desenvolvimentos de projetos e conteúdos para sua realidade!

Programas exclusivos para transformar sua empresa e fazer diferença nos processos de gestão! Lidere com comunicação e relacionamento! Trabalhe o potencial de suas equipes!

A Metodologia das Oficinas prevê discussão do conteúdo programático proposto e desenvolvimento de exercícios e/ou dinâmicas. Os conteúdos podem ser adaptados, uma vez que se analisam como prática os casos da própria empresa.

O orçamento é apresentado conforme as especificidades levantadas pela empresa, considerando os objetivos, formato do grupo, conteúdos que podem ser escolhidos a partir da necessidade especifica de cada cliente, assim como número de horas.

Os grupos devem ser de no máximo 20 pessoas para instigar o relacionamento e facilitar o processo de troca e aprendizado. O trabalho é direcionado para os projetos e ideias dos participantes buscando a prática nas empresas.

Temas

Canais de Comunicação

Não diga pouco com muitas palavras, mas muito, com poucas (Pitágoras, filósofo grego)

Entender o público e o objetivo da comunicação é fundamental para garantir que a mensagem seja entregue de maneira correta e eficaz, alcançando os resultados esperados. Como trabalhar a informação para que haja comunicação?

  • Determinando os objetivos
  • Desenhando as mensagens na linguagem da organização
  • Selecionando os processos e os veículos de comunicação
  • Formalizando a comunicação

Comunicação de Risco

Módulo I

  • Conhecendo riscos e sua mitigação
  • O relacionamento da empresa com seus stakeholders
  • Percepção do risco: um olhar para os sujeitos
  • Processo de Comunicação de Risco

Módulo II

  • Ampliando as percepções sobre risco: como quebrar paradigmas
  • Aprendendo a conversar sobre riscos, enfrentando a diversidade e o medo
  • Estrategias para desenvolvimento sustentável
  • Estudos de Caso aplicados a comunicação de risco

Comunicação e Liderança

O programa trata da essência sem se relacionar e da magnitude da presença dos líderes nos relacionamentos com suas equipes.

  • Quais os segredos que podem mover as empresas para serem ambientes mais colaborativos?
  • De quais maneiras equipes constroem ideias e as desenvolvem?
  • Há realização pessoal e também profissional em nossas equipes?
  • Como ser um líder transformacional?

Indivíduos podem ter suas habilidades, mas quando falamos de Liderança seu sucesso depende dos efeitos que se tem nos outros, estamos falando em desenvolver, estimular, inspirar outras pessoas o que requer empatia e habilidades de interação.

  • Quais são os desafios para a empresa?
  • Relações entre comunicação e liderança
  • Por que precisamos saber dialogar com nossas equipes?
  • De quais maneiras podemos ser um líder que transforma equipes?

Os líderes do futuro deverão ser capacitados a pensar estratégica e conceitualmente, ter uma integridade profunda e abertura intelectual, descobrir novas formas de criar lealdade, liderar equipes cada vez mais diversas e independentes sobre as quais nem sempre terão autoridade direta e renunciar seus próprios poderes a favor de abordagens colaborativas dentro e fora da organização. Hay Group, 2017.

Comunicação e Relacionamento

Estar à frente do tempo, antecipando fatos, orientando relacionamentos, criando e estimulando agendas que possibilitem a sua empresa atuar de forma integrada.

Relacionar-se significa crescer com confiança, desenvolvendo a credibilidade junto a diferentes stakeholders, e para tal, aproximar-se é a palavra de ordem. Habilitar equipes para desenvolvimento de diálogo nas empresas.

  • Relações nas organizações: interação e diálogo
  • Priorizando o diálogo
  • Crescendo nos relacionamentos

Comunicação estratégica

Mudança de atitude! Transformação!

A Oficina de Comunicação Estratégica trabalha novas práticas de gestão a partir da comunicação colaborativa com equipes. Redesenha estratégias, mobiliza pessoas que evoluem no seu pensar comunicacional, compreendendo ser fundamental as dinâmicas que emergem nos processos de construção da realidade empresarial.

Construir autenticidade em cada relacionamento para que as interações com diferentes stakeholders sejam processadas. Amplia-se a visão estratégica da comunicação.

Módulo I

  • Comunicação estratégica como valor: organização e sujeitos
  • Componentes da Comunicação Estratégica
  • Definindo estratégias, mensagens e canais
  • Relacionamento com públicos

Módulo II

  • Direcionando a estratégia
  • Planejando a Comunicação Estratégica
  • Design do Plano de Comunicação Estratégica
  • Monitoramento do Plano

Comunicação informacional e interacional

A natureza verdadeiramente humana é construir organizações através das pessoas (MORGAN, 1996)

Existe a necessidade latente por organizações mais humanas. A comunicação interacional pressupõe diálogos intensos e verdadeiros, existindo interação entre emissores e receptores. Amplia-se o ouvir e nesse sentido os relacionamentos se tornam essenciais para esse conhecimento e mudança de atitude daquele que atentamente ouve. Assim, o quem somos enquanto empresa se constrói a partir da atitude de cada sujeito.

  • Comunicação de uma única via
  • Comunicação como troca (duas mãos)
  • Comunicação como interação (relações entre pessoas)
  • Interação entre emissores e receptores: construção de sentido e significados

Comunicação Interna

  • Líderes transformacionais
  • Comunicação colaborativa
  • Relacionamento entre equipes
  • Construindo processos interacionais de comunicação
  • Comunicação com funcionários, para que?

A comunicação com funcionários é um dos maiores ativos empresariais. É ela que permite a construção da cultura e da identidade, as quais, ao longo do tempo, formam a imagem e reputação da empresa junto aos públicos.

A preocupação que se revela internamente é saber como criamos esse envolvimento para torná-lo mais que simples relação entre empregado e empregador. São relacionamentos diários e contínuos que envolvem todas as pessoas, abrangendo o conjunto de políticas, processos e práticas garantidores de resultados a longo prazo. Exige-se envolvimento e dedicação de todos à causa da organização:  O que distingue nossa organização de outras? A partir do momento que a organização se compromete com a sua causa e existe atitude interna, os relacionamentos se constroem com sentido, visto sabermos quem somos e, mais do que isso, vivenciarmos quem somos.

Comunicação no Agro, para quê?

A Comunicação no Agronegócio é um imperativo. Profissionais nesse campo atuam estrategicamente, construindo assim, a  nova historia do Agro Brasileiro no mundo.

Uma história que apresente o Brasil como grande produtor na ótica da agricultura sustentável, capaz de contribuir elevadamente para as exigências alimentares e nutricionais que se apresentam face ao sensível crescimento populacional previsto para as próximas décadas.

Confira nossos objetivos dos Workshops I e II, os quais podem ser programados juntos ou separadamente.

  1. Oferecer visão integrada da comunicação no agro e suas exigências
  2. Compreender o significado do valor da comunicação no agronegócio
  3. Compartilhar experiências e desenvolver projetos específicos durante o Curso

Módulo 1

  • Abordagens comunicacionais no Agronegócio
  • Relacionamentos nas organizações: a base do associativismo
  • Projetando o futuro e materializando estratégias

Módulo 2

  • Ampliando as relações do agro com o público urbano.
  • Processo de mudança da imagem, resgatando a identidade do valor do agronegócio
  • Desenvolvimento de Estudo de Caso

No curso dialogamos e compartilhamos experiências, discutimos em profundidade sua empresa, a fim de desenvolver o campo comunicacional. A natureza de conteúdo e dos processos comunicacionais pode intensificar o desenvolvimento sustentável no agronegócio ao expandir relações.

Cultura e Comunicação

Cultura organizacional se dá na relação com comunicação. As pessoas ao dialogarem criam sentido para suas ações. Gerar sentido para as ações possibilita a negociação e a criação de significados. Esses processos interacionais criam e estimulam a formação de culturas em uma empresa.

  • Conceitos que se aproximam e se influenciam
  • Cultivando cultura nas organizações
  • Estudo das realidades organizacionais, identificando manifestações da cultura em organizações

Cultura em organizações

A Cultura é parte essencial do sucesso da sua organização. É personalidade expressa em cada ato, em cada relacionamento da empresa, seja interno ou externo. Habilitar as pessoas para o entendimento e vivência da cultura, significa envolver o sujeito nos processos. Ao compreendermos cultura como metáfora, sabemos que o primeiro passo, está em entendermos que as pessoas são as responsáveis pelos ambientes empresariais.

Conteúdos

  • Abordagens sobre Culturas em Organizações
  • Visão, missão e valores nas organizações
  • Cultura como variável
  • Cultura como metáfora
  • Ampliando a visão sobre cultura nas organizações

Caso deseje faça um check up da cultura de sua organização com Marlene Marchiori.
Vamos interagir com sua empresa, conversar com pessoas, e apresentar o valor da cultura de sua empresa e orientações para seu aprimoramento.

Estratégia como prática comunicacional

Propõe compreender a dinâmica dos processos de gestão da comunicação nas empresas.
As relações que as organizações cultivam com seus públicos são diversificadas e se multiplicam.

Esses processos evoluem e transformam a realidade organizacional.

Novas práticas de gestão podem ser instituídas quando se valida a comunicação estratégica.

  • Estratégias e a abordagem comunicacional
  • Desenhando a estratégia comunicacional
  • Definindo o problema e criando as estratégias
  • Preparando a organização para a prática da estratégia

O conceito estratégia como prática comunicacional, cunhado por Marlene MarchioriSergio Bulgacov, é debatido com os participantes por meio de dinâmicas que ampliem o conhecimento em experiencias compartilhadas.  Esse conceito nasceu de um trabalho de mentoria desenvolvido junto a equipe de comunicação do PTI – Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, na época coordenado por Daniela Veronezi, publicado internacionalmente,

Fatores para uma boa comunicação

O grande ator nas empresas: o ser humano.

Mais do que tudo, organizações são feitas de pessoas – seres humanos repletos de emoções, desejos e sonhos.

É preciso aprender a lidar com cada pessoa em sua individualidade para construir relacionamentos com equipes, transformando as empresas em locais cada vez mais humanizados.

  • Competência para ouvir
  • Conhecimento do interlocutor
  • Criação de sintonia
  • Linguagem e nível cultural
  • Instigar relacionamentos
  • Feedback

Qualidade do atendimento

Funcionários criativos, trocam ideias, constroem conhecimento e identidade, garantindo melhoria no atendimento, relacionamento da equipe com outros stakeholders, e assim refletem a imagem da empresa.

Transforme o atendimento de sua empresa!

  • Humanização e acolhimento: a essencialidade
  • Comunicação: relacionando-se por meio do diálogo e da proximidade
  • Responsabilidades relacionadas a excelência atendimento

Relacionamento entre gestores e empregados

Muitas vezes gestores, diretores e líderes se deparam com problemas de comunicação e não sabem como lidar com essas situações. Trabalhar os relacionamentos, amplia a possibilidade de bem-estar e de convivência saudável.
É fundamental conversar e ao trocar experiências, saber que o sucesso de sua equipe depende da intensidade dos relacionamentos.

Módulo I

  • Lideres e suas responsabilidades
  • Empregados e seu saber
  • Relacionamento entre lideres e empregados: aproximações possíveis

Módulo II

  • O valor das mensagens consistentes
  • Comunicação face a face
  • Fatores para uma boa comunicação
  • Construindo confiança e comprometimento com empregados

Relacionamentos estratégicos

É tempo de transformação. Tempo de planejar, de sonhar em conjunto, de dialogar. A comunicação é primordial na vida das pessoas pois ela aproxima, emociona e transforma. Ao nos relacionarmos com outros vivemos nossa essência.
Programe com Marlene Marchiori o Workshop “Relacionamentos Estratégicos” e leve mais de 30 anos de experiência para sua empresa.

Repensamos com sua equipe processos para transformar sua organização.

Essas são competências fundamentais para o atingimento de qualquer objetivo dentro das organizações.

  • Apresentar resultados
  • Desenvolver relacionamentos
  • Saber comunicar e dialogar para liderar

Está em busca de uma transformação para o seu negócio? Venha viver a comunicação, cultura, liderança e estratégia como prática organizacional. Desenvolva as competências necessárias para fazer o seu negócio crescer!

  • Competência para trocar ideias, expor pontos de vista e compartilhar conhecimento
  • Conhecendo seu público
  • Interagindo com seus interlocutores

Verbal e não-verbal na Comunicação

A comunicação é um processo, não um fim. Por meio dela, inspiramos pessoas, delegamos tarefas, elogiamos e apresentamos feedbacks para a melhoria contínua. Líderes capazes de se comunicar de maneira eficaz com seus clientes e funcionários contribuem, e muito, para o sucesso das organizações. Quer transformar a comunicação de seus líderes e liderados em um fator chave para o sucesso da sua equipe? Desenvolva a comunicação verbal e não-verbal.

  • Cultivando habilidades verbais
  • Dando feedback ao seu funcionário
  • Vínculo não-verbal
  • Criando relações, saber ouvir