ITAIPU BINACIONAL

A Itaipu Binacional realizou concurso cujo processo foi de responsabilidade do Nucleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná. No tema cultura organizacional o livro Cultura e comunicacao organizacional: um olhar estratégico nas organizacoes, foi indicado para estudo.

Marlene Marchiori compreende ser fundamental conhecer e aprender a conviver e transformar a cultura das empresas para que o desenvolvimento das empresas possa efetivamente acontecer.

Afinal, para que cultura organizacional? As empresas estão inseridas em um mundo permeado por símbolos, artefatos, criações subjetivas, que constituem o que chamamos de Culturas. Torna-se fundamental olhar para os relacionamentos humanos que emergem nesses ambientes. Comunicação é constitutiva desses espaços, quando neles se realizam as interações entre os seres humanos. Ao se relacionarem as pessoas constroem significados e compreendem a diversidade de opiniões. Assim as dinâmicas empresariais evoluem, a partir da atuação ativa das pessoas.

ITAIPU BINACIONAL

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Vaga Código 005/1008 – Cargo: Profissional Nível Universitário Jr. – Formação: Comunicação Social – Habilitação em Publicidade e Propaganda Tipo de Prova Disciplina Quantidade Questões Pontos por Questão Pontos por Disciplina Máximo Mínimo Objetiva Conhecimento Específico 40 02 80 40 Discursiva Estudo de Caso 1 100 100 50 DISCURSIVA: Uma questão discursiva que verse sobre um tema do conhecimento específico. CONHECIMENTO ESPECÍFICO: PROGRAMA Cultura Organizacional e Clima Organizacional; Comportamento Individual e Coletivo nas Organizações; Mapeamento de Públicos Organizacionais; Comunicação Integrada: institucional, mercadológica e interna; Comunicação Pública e Opinião Pública; Planejamento de Comunicação Integrada e Gestão Estratégica de Marketing; Marketing de Relacionamento e Endomarketing; Criação Publicitária; Meios de Comunicação e Linguagens; Redes Sociais e Internet: funcionamento e posicionamento; Legislação e Ética Publicitária. BIBLIOGRAFIA: 1. BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em propaganda. 3. ed. São Paulo: Summus, 1982. 2. CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária – Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003. 3. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus Elsevier, 2005. 4. CONAR – Conselho de autorregulamentação publicitária. Disponível em http://www.conar.org.br/. 5. DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, Mercado, Sociedade e Interesse Público. São Paulo, Atlas, 2007. 6. KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Prentice-Hall, 2008. 600 p. 7. LONGO, Walter. Marketing e comunicação na era pós-digital: as regras mudaram. São Paulo, HSM do Brasil, 2014. 8. MARCHIORI, Marlene. Cultura e Comunicação Organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2006. 9. NAKAMURA, Rodolfo. Mídia: como fazer um planejamento de mídia na prática. São Paulo: Farol do Forte, 2009. 10. RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. 11. TAMANAHA, Paulo. Planejamento de Mídia: teoria e experiências. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MINAS GERAIS

Assembleia e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicam bibliografia Marchiori

Assembleia de Minas Gerais indicou a obra Faces da Cultura e da Comunicação, capitulo escrito por Lucia Santaella, que aborda a relevância das comunidades virtuais na cultura das empresas. Para Santaella, existe nesse mundo contemporâneo a imbricação de diferentes logicas comunicacionais em um mesmo espaço social”. A leitura nos leva a melhor compreender que no ciberespaço o que se chamada de comunidades virtuais passa a ser mais conhecida como redes sociais na internet. Marchiori ressalta que a Coleção Faces da Cultura e da Comunicação traz volume inédito que trata do contexto organizacional midiatizado. A mídia é parte do tecido social e não pode mais ser considerada como mero instrumento para atingir determinado fim, sendo um processo que afeta as organizações e os indivíduos em suas relações. Essa face revela que a mídia permeia a sociedade não podendo ser vista como algo isolado da cultura. Discorre-se sobre a comunicação midiatizada, de onde se depreendem interações entre processos de comunicação, dispositivos e contextos. A organização e a própria sociedade se organizam e se estruturam em torno da comunicação, a partir de discursos que podem ser vistos como estratégias de legitimação (organizacional e social).

Também em Minas Gerais, o Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais, relaciona entre as bibliografias para estudo a obra Faces da Cultura e da Comunicação organizacional, entre os autores para estudos e preparação para a prova.

 

ASSEMBLEIA DE MINAS GERAIS

https://www.cursoradix.com.br/portal/concurso/246/

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS:
1. Teorias da Comunicação. 2. Comunicação e Política. 3. Comunicação Pública. 4. Comunicação e Mobilização Social. 5. Relações Públicas: evolução, conceitos, processos, planos e programas. Legislação em
relações públicas. 6. Planejamento estratégico; 7. Pesquisa em comunicação: diagnóstico institucional, pesquisa de público, pesquisa com grupos focais. 8. Eventos. Protocolo e etiqueta. 9. Eventos em rede.
Bibliografia sugerida (vide item 12.1 deste edital): (idem)

• CONSELHO, Federal de Profissionais de Relações Públicas. Lei nº 5.377 de 11de dezembro de 1967. Disponível em www.conferp.org.br
•CONSELHO, Federal de Profissionais de Relações Públicas. Regulamento da Lei nº 5.377, de 11 de dezembro de 1967. Disponível em www.conferp.org.br
• CONSELHO, Federal de Profissionais de Relações Públicas. Resolução normativa nº 43, de 24
de agosto de 2002. Disponível em www.conferp.org.br
• DECRETO nº 70.274 – Aprova as normas de cerimonial e ordem geral de precedência.
• DUARTE, Jorge. BARROS, Antônio Teixeira. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Atlas.
• FORTES, Waldyr Gutierrez. Pesquisa institucional. Diagnóstico organizacional para relações públicas. São Paulo, Atlas.
• GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de eventos: teoria e prática. Pioneira.
• GOMES, Wilson. Transformações da política na era da comunicação de massa. Autêntica.
• GRUNING James; FERRARI, Aparecida; FRANÇA, Fábio. Relações Públicas: teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano: Difusão.
• KUNSCH, Margarida Maria Kroling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. Summus.
• LUKOWER, Ana. Cerimonial e protocolo. São Paulo: Contexto.
• MARQUES, A. C. S. (org.). A deliberação pública e suas dimensões sociais, políticas e comunicativas – textos fundamentais. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
• OLIVEIRA, Ivone de Lourdes, LIMA, Fábia. Propostas conceituais para comunicação no contexto organizacional. Rio de Janeiro: Difusão.
• SANTAELLA, Lúcia. A relevância das comunidades virtuais na cultura organizacional. In.:MARCHIORI, Marlene (org.). Faces da comunicação organizacional. Vol.2. São Caetano do Sul: Difusão.
• TORO A., José Bernardo; WERNECK, Nísia Maria Duarte. Mobilização social: um modo de construir a democracia e a participação. São Paulo: Autêntica.
• WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença