Durante a participação no 15º Congresso Brasileiro do Agronegócio, promovido pela ABAG, conversamos muito sobre liderança e protagonismo do agronegócio brasileiro na economia mundial e a importância da tecnologia para crescermos em produtividade. No entanto, a reflexão mais profunda que tive foi que precisamos ampliar os discursos sobre o assunto junto a diferentes segmentos de público, permeando a própria sociedade brasileira.

De fato, a tentativa ocorre. Evoluímos muito nos últimos anos – observe algumas campanhas sobre o assunto na televisão, jornais e, principalmente, nas redes sociais. Mas ainda é iniciante. Precisamos, e muito, ampliar o relacionamento das organizações do agronegócio com as diferentes esferas. Envolver e conectar sociedade civil, governo e mercado com os acontecimentos deste setor. Afinal, somos um dos grandes atores mundiais no que diz respeito à agricultura, pecuária e floresta.

É exatamente a discussão sobre liderança que nos leva a compreender que todos somos mentores, estimuladores, incentivadores neste processo. A comunicação é parte fundamental no contexto do agronegócio, quando se revela em cada liderança deste segmento. Torna-se premente estimular os relacionamentos com diferentes segmentos para que o agronegócio tenha o seu reconhecido valor junto à sociedade brasileira, esse é o verdadeiro sentido do nosso protagonismo, ampliar conhecimento e interações.

Se estamos buscando a intensificação sustentável, que envolve pecuária, floresta e agricultura, precisamos ter este olhar integrado, abrangendo todas as esferas. A comunicação é uma estratégia fundamental para se ampliar esses relacionamentos e colaborar no posicionamento e no crescimento do entendimento sobre o agronegócio junto a sociedade brasileira e internacional.