Representantes de diversas instituições e empresas relacionadas ao agronegócio vão estar em Londrina na tarde desta segunda-feira (11), debatendo a responsabilidade da comunicação com a sustentabilidade da agricultura e seu potencial para ajudar o agronegócio a assumir a iniciativa de uma comunicação mais eficiente com a sociedade.
O encontro inicia com conferência do presidente da Embrapa, Maurício Lopes. Ele vai falar sobre “Intensificação Sustentável, Comunicação e o Protagonismo do Agronegócio Brasileiro”.
Depois da conferência do presidente da Embrapa acontece Mesa de Diálogo sobre “Comunicação e Sustentabilidade no Agronegócio”. Participarão do debate representantes da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Conselho de Informações sobre Biotecnologia; DOW Agrosciences; Embrapa; Esalq/USP, Ibá Indústria Brasileira de Árvores; Monsanto; Sistema Ocepar; Syngenta e Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O encontro inicia 13h30, no Recinto Horácio Sabino Coimbra, no Parque de Exposições Ney Braga, com inscrições gratuitas pelo e-mail comunicacao@srp.com.br. O Encontro conta com parceria da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Emater, Esalq/USP, Iapar, Seab e Sistema Faep. Também reúne Sociedade Rural do Paraná; Sociedade Rural Brasileira; Embrapa; UEL; e Abag.
Sobre o tema do evento, Maurício Lopes diz que na agenda da sociedade brasileira a sustentabilidade ganha cada vez mais relevo, “em seu sentido mais amplo, que articula compromissos ambientais, econômicos e de inclusão social. Compromissos como a produção de alimentos mais nutritivos e saudáveis, produzidos em maior quantidade e com maior eficiência de uso dos recursos naturais”. Ele afirma, ainda, que é “necessário construir um canal de comunicação entre o campo e a cidade para que as cadeias produtivas se alinhem a uma realidade de produção e consumo conscientes – coerentes com os preceitos da sustentabilidade, e reconhecidas por seu destacado significado para o presente e para o futuro dos brasileiros”. Para isso seria fundamental a definição de estratégias de comunicação consistentes envolvendo todos os atores participantes do processo.
A professora Marlene Marchiori, da UEL, e Gilceana Galerani, chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa são integrantes da comissão organizadora. Marlene destaca o objetivo de identificar formas como a comunicação pode contribuir e potencializar as ações do agronegócio. Gilceana chama a atenção para a realização da “Mesa de Diálogo” e diz que o evento também busca “discutir como ampliar a compreensão pública do setor e de sua capacidade em incorporar processos e práticas de sustentabilidade”.
Participantes da Mesa de Diálogo
Luiz Cornacchioni, diretor Executivo da Abag
Adriana Brondani, diretora Executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia
Marilene Iamauti, diretora de Assuntos Corporativos da DOW Agrosciences
Gilceana Galerani, Chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa
Luiz Gustavo Nussio, diretor Esalq/USP
Milena Serro, Comunicação e Marketing Institucional da Ibá Indústria Brasileira de Árvores
Luiz Silveira, Gerente de Relacionamento com Imprensa da Monsanto
Samuel Zanello Milléo Filho, coordenador de Comunicação da Ocepar
Valter Brunner, diretor de Comunicação da Syngenta América Latina
Marlene Marchiori, Professora da Universidade Estadual de Londrina
SERVIÇO
Encontro Comunicação e Sustentabilidade no Agronegócio
11 de abril, 13h30 às 18 horas
Local: Parque Governador Ney Braga, Recinto Horácio Sabino Coimbra – ExpoLondrina 2016
Inscrições: gratuitas – comunicacao@srp.com.br.
A entrada no Parque Ney Braga será gratuita para os participantes do Encontro.
0 Comentários