GALLELI, G. M. F.; MARCHIORI, M. Sustentabilidade e comunicação: reflexões sobre discursos e práticas nas organizações. Revista Organizações e Sustentabilidade, v. 1, n. 1, p. 128-145, jul./dez. 2013.

Resumo
Comunicar o status de “organização sustentável” é, sem dúvida, um caminho para
fortalecer a imagem e a reputação no mercado. Por outro lado, entende-se que
sustentabilidade, como valor e prática organizacional, requer o equilíbrio no pensar e no
agir, no que tange aos aspectos econômico, social, ambiental e cultural. Nesse contexto,
o objetivo deste ensaio é refletir sobre discursos e práticas de sustentabilidade,
evidenciando a ação dos sujeitos na mudança cultural que se faz necessária para a
construção de novas realidades organizacionais. Ao questionar as “organizações
sustentáveis”, dentro de um cenário de baixa efetividade de ações, discute-se as políticas
de relacionamento com stakeholders, especialmente com empregados. Defende-se o
processo de gestão de pessoas centrado em uma perspectiva comunicacional que sugere
o diálogo como estratégia para conceber sustentabilidade como valor real.
Palavras-chave: comunicação, sustentabilidade organizacional, gestão de pessoas

Abstract
Communicate the status of “sustainable organization” is, without question, a way to
strengthen the image and reputation in the market. Conversely, it is understood that
sustainability, as value and organizational practice, requires the balance in thinking and
acting, with regard to economic, social, environmental and cultural aspects. In this
context, the aim of this essay is to reflect on discourses and sustainability practices ,
highlighting the actions of individuals in cultural change that is necessary for the
construction of new organizational realities. By questioning “sustainable organizations”,
within a scenario of low effectiveness of actions, it discusses the stakeholders relations
policy, especially with employees. It supports the process of managing people centered
on a communicative perspective that suggests the dialogue as a strategy for designing
sustainability as a real value.
Keywords: communication, organizational sustainability, people management