MACIEL, A. M. T.; PIMENTEL, R. C. V.; MARCHIORI, M. Comunicação e conhecimento: interrelações que permeiam o ambiente organizacional. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 11, n. 2, p. 98-122, maio/ago. 2013.

Resumo: A construção de conhecimento é inerente aos processos organizacionais, sendo, portanto,
natural nas organizações. Essa abordagem confere reconhecer a comunicação enquanto alicerce, ou
seja, fundamento do desenvolvimento do conhecimento pelas pessoas por meio de seus processos de
interação. Esse artigo analisa a influência da comunicação no processo de criação de conhecimento da
Angelus Ciência e Tecnologia S.A., empresa de base tecnológica. A análise teve como ponto de partida
o estudo de questões relacionadas à comunicação e sua relevância na espiral do conhecimento de
Nonaka e Takeuchi. A metodologia proposta é de natureza qualitativa, de caráter descritivo e
exploratório, tendo utilizado como técnica de pesquisa, entrevistas em profundidade. Este artigo revela
a comunicação como elemento integrante da construção de conhecimento, a qual acontece não só pela
troca de informações, mas pelas conversações que emanam das pessoas nos seus relacionamentos,
trazendo experiências e vivências que desenvolvem os indivíduos, as organizações e consequentemente
a sociedade.

Palavras-chave: Comunicação. Conhecimento. Gestão do conhecimento. Construção de
conhecimento.

Abstract: The construction of knowledge is inherent to organizational processes and is therefore
natural in organizations. These approaches recognize communication as a foundation, that is the basis
of the development of knowledge in organizations through people by its interactional processes. This
article analyzes the influence of communication in the process of knowledge creation at the Angelus,
Science and Technology SA, a technology-based company. The analysis took as its starting point the
study of issues related to communication and its relevance in the knowledge spiral of Nonaka and
Takeuchi. The proposed methodology is a qualitative, descriptive and exploratory, and used as a
research technique, in-depth interviews. This article reveals communication as an integral part of the
construction of knowledge, which happens not only through the exchange of information, but also
through the conversations that emanate from people in their relationships, providing experiences that
develop individuals, organizations and consequently society.